Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2012

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em agosto

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de maio receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 2.199 correspondências foram enviadas, do total das cartas, 1.250 foram enviadas para mulheres e 949 para homens.

O envio do aviso para requerimento do benefício foi estabelecido em junho de 2010, com o objetivo de informar os segurados sobre seus direitos previdenciários. A medida prevê que as pessoas que já tenham completado a idade mínima e a carência necessárias para a aposentadoria recebam o aviso.

Homens que completam 65 anos e mulheres que completam 60 anos a partir do dia 1º de agosto devem receber o documento. Ambos devem ter feito 180 contribuições ao INSS.

São Paulo é a cidade que possui o maior número de segurados que apresentam condições para se aposentar em agosto, ao todo são 417 mulheres e 347 homens. O  Rio de Janeiro aparece em seguida, com 206 mulheres e 104 homens.

Informações e segurança
A carta possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS. A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.

O documento tem ainda o nome e o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) do segurado, a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições feitas ao INSS e a estimativa de renda mensal do benefício.

Aqueles que não receberem a carta, mas têm condições para se aposentar por idade, devem providenciar a correção de seu cadastro, agendando o atendimento pela Central 135. A Previdência alerta aos segurados para que mantenham seus dados atualizados.

Os segurados que receberem a carta, caso tenham interesse, podem agendar o requerimento de sua aposentadoria por idade a partir da data de seu aniversário.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Ministro propõe a Sarney previdência única para servidores

Até 1º de janeiro, a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp) deverá estar em funcionamento. A previsão é do ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentados confiam em votação favorável sobre IR

Os cerca de 415 mil aposentados e pensionistas do Grande ABC estão otimistas e acreditam na isenção do IR (Imposto de Renda) para pessoas com mais de 60 anos.

Previdência Corporate, por Redação

Fundo de previdência complementar é penhorável a partir de 40 salários

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (Brasília) acolheu parcialmente uma apelação proposta pela Fazenda Nacional contra decisão de primeira instância, mas decidiu que só pode ser bloqueada, em fundo de previdência complement

Previdência Corporate, por Redação

Multiprev participa do Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão

Pagar menos para ter o carro protegido pode virar uma dor de cabeça para os donos de veículos. Com preços até 50% mais baixos que os seguros tradicionais, associações têm atraído um grande número de pessoas ao oferecer proteção veicular por mensalidades a partir de cerca de R$ 50.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência longe do risco

A queda das ações na bolsa neste ano - o Índice Bovespa acumula baixa de 22,39% até ontem - tem afastado até mesmo os investidores com horizonte de mais longo prazo, como os de fundo de previdência privada aberta.

Deixe seu Comentário:

=