Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/02/2012

Para brasileiro, situação na Síria piorou dos dois lados

A Comissão Independente de Investigação da ONU sobre a Síria, que prepara novo relatório a ser entregue em 12 de março ao Alto Comissariado para Direitos Humanos, considera que a violência aumentou pelo maior acesso às armas também por opositores ao regime.

"A situação de uma certa maneira se agravou porque se intensificou o recurso a armas por parte dos dois lados", disse à Folha o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, que preside a comissão, criada em agosto.

A comparação é com o período anterior a novembro, quando foi divulgado o primeiro relatório do grupo. Desde então, a comissão continua em Genebra, reunindo depoimentos de ativistas, dissidentes e também apoiadores do regime.

Como no primeiro relatório, o governo Assad não permitiu a entrada do grupo no país para coletar dados e depoimentos. Pinheiro diz ainda ter esperança de poder fazê-lo, com toda a comissão, até março. "Estamos prontos para viajar na hora que a Síria der um OK", disse.

Ele, no entanto, afirma que tem conseguido manter um contato "fluido" com a representação da Síria em Genebra, o que garantirá o lado do governo no relatório. "Mas gostaríamos de entrar, de falar com as famílias [de soldados mortos], com as forças de segurança."

Em janeiro, Pinheiro se encontrou com o secretário-geral da Liga Árabe e colheu informações sobre a missão do bloco ao país.

Fonte:www.folha.uol.com.br|10.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita diz não ter poder para decidir correção da tabela do IR

A política de correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) depende de uma definição do governo federal e não pode ser mudada livremente pelo Fisco, esclareceu nesta quarta-feira a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.  

Notícias Gerais, por Redação

Economista dá dicas para investir quando os juros estão em baixa

Num momento de redução de juros no Brasil, as prestações de financiamentos ficam menores, mas também os ganhos de investimentos são reduzidos.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe 1,4% na abertura; dólar cede para R$ 1,81

As ações brasileiras valorizam desde os primeiros negócios da jornada desta quinta-feira, em sintonia com o desempenho já visto nas Bolsas europeias.

Deixe seu Comentário:

=